Layout do blog

O que é e como funciona o monitoramento de alarmes?

Alexandre Rodrigues • set. 07, 2023

O que é e como funciona o monitoramento de alarmes?

O monitoramento de alarmes é uma excelente opção e uma das mais eficientes soluções do mercado para garantir a proteção tanto de empresas quanto de residências.

Os equipamentos utilizados nesse processo são avançados e capazes de impedir ao máximo tentativas de invasão, roubos e furtos. Assim, tanto sua residência quanto sua empresa estarão suficientemente protegidas.

O uso dessa tecnologia garante que o ambiente esteja mais protegido e seguro. Esse sistema é composto por vários sensores que facilitarão a vida das empresas ao registarem todo tipo de movimentação no local.

 

O que é o monitoramento de alarmes?

Para entender como funciona a proteção garantida por esses equipamentos, primeiramente, é preciso compreender do que se trata.

O monitoramento de alarmes é feito através de um sistema composto por vários tipos de equipamentos diferentes e que vão emitir sinais sonoros no local em que estiverem instalados, além de enviarem alertas até a central de monitoramento quando algo fora do comum estiver acontecendo.

O bom funcionamento dos equipamentos vai garantir que ações ou danos não sejam causados ao local em caso de invasões por tentativa de roubo, de sequestro ou de outras questões que sejam consideradas de risco.

 

Como funciona um sistema de monitoramento de alarmes?

Como destacamos, o sistema de alarme por monitoramento funciona com a instalação de vários sensores e câmeras de segurança ao longo de todo local que deverá ser acompanhado.

Em geral, esses dispositivos costumam ser colocados em áreas que são consideradas como pontos vulneráveis da empresa ou residência. Tal medida é uma forma estratégica de conseguir cobrir locais que podem sofrer algum tipo de risco.

Assim, quando o local é invadido, o sensor acaba sendo ativado para detectar a entrada de alguém no ambiente. Em seguida, um alarme sonoro será disparado para avisar a invasão. Esse processo será todo feito de forma automática e o alerta será enviado para a central de monitoramento 24h da companhia de segurança.

Assim, quando ocorrer uma movimentação, o responsável será comunicado pela central e será enviado ao local um apoio móvel para avaliar a situação, seja das autoridades públicas de segurança ou de uma equipe de pronta resposta da empresa de segurança privada.

 

Vantagens de utilizar um alarme monitorado

Contratar um serviço de alarme monitorado traz muito mais benefícios do que se pode imaginar. Em um primeiro momento, muitas pessoas podem acreditar que não há necessidade de tantos alertas e avisos assim.

Mas, ressaltamos que esses avisos enviados às centrais de monitoramento são o grande motivo pelo qual muitas empresas conseguem reverter situações de invasões, visto que como a ação acontece toda de forma muito rápida, é possível detectar o invasor e tomar providências legais.

Além, é claro, do fator principal que garante a segurança do ambiente, evitando que bens de valor sejam levados embora, a empresa também contará com a proteção para seus funcionários, por exemplo, em caso de vigilantes e outros que permaneçam no ambiente até determinados horários.

Alguns sistemas adotados atualmente pelas empresas permitem que os responsáveis consigam ter acesso até mesmo de longe às câmeras e aos alarmes no local para controlar tudo que acontece no ambiente.

Outro ponto importante em adotar um sistema de alarmes monitores é em relação à coleta de potenciais provas. Muitas empresas acabam utilizando esse sistema pensando a respeito do que pode acontecer no futuro.

Isso acontece uma vez que através desses sistemas é possível que, em caso de incidentes ou outros problemas nas dependências da empresa, sejam solicitadas as imagens das câmeras para comprovar que determinada situação ocorreu de fato.

Alguns desses sistemas atualmente contam com equipamentos modernos que podem até mesmo coletar áudios dos ambientes em que estão inseridos. Sendo assim, diálogos poderão ser armazenados nesses sistemas e podem vir a servir como provas futuras.

 

Alarmes não monitorados funcionam?

De forma prática, esses tipos de alarmes podem até contar com certa funcionalidade, visto que também se utilizam de sensores. Entretanto, ressaltamos que na prática, não funcionam de forma eficiente como os alarmes monitorados.

Isso porque o fato de que os alarmes contam com uma segurança muito mais avançada, visto que comunicarão qualquer tipo de movimentação no ambiente em questão e de forma rápida e eficiente vão avisar a central de monitoramento.

Os alarmes sem monitoramento não possuem essa funcionalidade. Sendo assim, nenhum comunicado será emitido aos responsáveis pela segurança e nem mesmo aos gestores das empresas em questão.

Dessa forma, o local permanecerá sem segurança, visto que nenhum apoio móvel será enviado para o local de forma rápida com a finalidade de conseguir detectar o problema e o invasor em questão.

Em muitos casos, a empresa pode ser até mesmo prejudicada financeiramente, com prejuízos provenientes de roubos que poderiam ter sido evitados caso houvesse um alarme monitorado que comunicasse à central qualquer tipo de movimentação suspeita.

Por Alexandre Rodrigues 23 abr., 2024
Botão de pânico: O que é e quando usá-lo?
Por Alexandre Rodrigues 09 set., 2023
Empresa de Segurança Eletrônica: O que é e por que investir?
Por Alexandre Rodrigues 08 set., 2023
Segurança nas escolas: soluções que podem ser adotadas para reduzir riscos 
Mais Posts
Share by: