Segurança nas escolas: soluções que podem ser adotadas para reduzir riscos
Segurança nas escolas: soluções que podem ser adotadas para reduzir riscos

A importância da segurança nas escolas sempre foi um tema relevante, mas recentemente, diante dos trágicos eventos de ataques a uma creche em Blumenau e a um colégio estadual em São Paulo, tornou-se um assunto amplamente discutido.
Para lidar com a violência crescente e desenfreada, é fundamental debater medidas que possam minimizar riscos. Compreende-se que isso envolve diversos fatores e agentes como: pais, escolas, redes sociais, mídias, políticas públicas, saúde mental e o desenvolvimento de estratégias robustas de segurança patrimonial nas instituições.
Análise de risco
Em todo lugar com um grande fluxo de pessoas existem ameaças e vulnerabilidades, que podem ser neutralizadas antes de causarem consequências. Nas escolas, é preciso primeiramente considerar que tratamos da segurança de crianças, adolescentes e jovens adultos que estão sob responsabilidade da instituição.
Então, o primeiro passo é entender quais são esses pontos de risco no ambiente escolar, em sua estrutura interna e externa. Deve-se:
- Compreender todo o entorno e o índice de criminalidade da região.
- Mapear o fluxo de pessoas no local, dentre alunos, professores, demais colaboradores, visitantes, prestadores de serviço.
- Descrever as rotinas com detalhes e horários.
- Mapear as estruturas físicas e perímetros, para a identificação das condições do ambiente
Tudo isso, dentre outros pontos, entendendo e classificando os riscos iminentes para assim definir um plano de prevenção e resposta às emergências, como incêndios, desastres naturais, atentados, entre outras situações que sejam identificadas.
Esses planos devem incluir procedimentos de evacuação, sinalização adequada, treinamentos e simulações garantindo a preparação da comunidade escolar.
Quais soluções podem ser aplicadas à segurança?
Equipes de vigilância
Essas equipes são responsáveis por monitorar e patrulhar as áreas da escola, identificar e responder a situações de risco, e garantir o cumprimento das políticas e procedimentos de segurança estabelecidos. Para isso é importante que esses profissionais:
- Sejam devidamente treinados e capacitados para atuarem na função, empregando técnicas e conhecimentos de gestão de crise, primeiros socorros, e outros procedimentos de segurança relevantes.
- ·Tenham uma boa comunicação interna e coordenação com outros funcionários da escola, como direção, professores e funcionários de apoio, para garantir uma resposta rápida e eficiente a incidentes.
- Utilizem adequadamente equipamentos, alarmes, rádios de comunicação e outros dispositivos.
- Realizem monitoramento constante das áreas, identificando comportamentos suspeitos e potenciais riscos. Ações proativas, como rondas regulares e a inspeção de áreas críticas, podem ser eficazes na prevenção de incidentes.
- Respeitem os direitos e privacidade dos alunos, garantindo que as práticas de vigilância sejam realizadas de forma legal e ética, em conformidade com as leis e regulamentos locais e os direitos dos estudantes.
Controle de acesso
É inquestionável como o controle de acesso é um dos pilares da segurança, que pode ser realizado através de uma portaria especializada ou por catracas com leitor biométrico e/ou facial.
Independente da solução adotada, implica a responsabilidade em manter um registro atualizado de todos que tenham acesso ao local, como alunos, professores e outros colaboradores da instituição. Bem como, todos os visitantes, incluindo pais, fornecedores e prestadores de serviços externos, devem ser identificados antes de entrar.
Isso deve ser feito por meio de um processo minucioso de checagem de informações que assegurem a autorização para estar no local, averiguando dados como nome, documento de identificação e/ou placa do carro, além do motivo da visita. Vale ainda ressaltar que é fundamental o acompanhamento de pessoas externas por um funcionário da escola durante sua visita.
Suporte tecnológico
A tecnologia aplicada à segurança também é muito importante, principalmente, quando o monitoramento eficiente promove maior agilidade no tempo de resposta a ocorrências.
Neste ponto, algumas soluções podem ser implementadas, como: câmeras em posições estratégicas, com boa iluminação e resolução das imagens, alarmes, sensores, botões de pânico, cerca elétrica, detectores de metais.
A integração entre a vigilância patrimonial humanizada a uma tecnologia inovadora promoverá ao ambiente escolar:
- Proteção aprimorada pela combinação de diferentes recursos eletrônicos.
- Identificação rápida de situações não cotidianas e ameaças à segurança, garantindo uma resposta rápida e precisa.
- Facilidade de um gerenciamento centralizado, simples e eficiente.
- Personalização do projeto e flexibilidade na adaptação às necessidades e particularidades específicas.
- Suporte e monitoramento constante.
A importância em contar com uma empresa de confiança
É muito importante que ao optar pela contratação dos serviços de segurança, a gestão da escola certifique-se em buscar uma empresa especializada e de confiança. Isso refletirá diretamente na qualidade e no nível das soluções aplicadas, garantido que a eficiência da operação não seja comprometida.
Uma atuação em conformidade com as leis, melhores práticas, equipamentos de primeira linha, processos centralizados, profissionais capacitados, foco em minimizar erros e propor constantes melhorias, é fundamental.
Precisa de ajuda? A RONDA Sistemas de Segurança está há 17 anos no mercado de prestação de serviços de vigilância e tecnologia. Nossas soluções são conectadas e desenvolvidas sob medida para zelar por patrimônios e pessoas, garantindo mais tranquilidade ao dia a dia.